domingo, 23 de abril de 2017

Como usar o Escapulário





1. O Escapulário deve ser bento por um sacerdote.

2. Trazê-lo dia e noite; estragado, trocá-lo por outro novo.

3. Rezar todos os dias a Oração à Nossa Senhora do Carmo.

4. Dizer sim a Deus, como Maria. Levar vida de oração e participação na Igreja.

5. Frequentar os sacramentos, dedicar diariamente um tempo para a oração e a leitura da Bíblia.

6. Dizer sim aos irmãos, como Maria. Estar atento às necessidades do próximo, pronto para socorrê-lo na caridade e na fraternidade.



O que fazer com o escapulário velho e estragado?

Ao trocar o seu escapulário por um novo, faça com o velho e estragado
o mesmo que você faria com imagens bentas quebradas. Mas o que fazer com as imagens bentas e quebradas?

Há pessoas muito respeitosas e outras inseguras na doutrina que não sabem como se desfazer de imagens bentas, estragadas, deterioradas. Será verdade que jogá-las no lixo pode fazer algum mal? Isto é superstição. Também é superstição o costume de livrar-se delas colocando-as junto a cruzeiros, cemitérios ou mesmo oratórios de estrada.

Objetos abençoados não têm em si algo de divino. Não valem por si, mas pelo que significam. Como símbolos religiosos merecem respeito e veneração. Símbolos são um recurso da comunicação humana em todas as culturas. A dimensão simbólica é uma propriedade entre o racional e o biológico ou a pura sensibilidade. Usamos esta linguagem no dia a dia e não só as palavras e gestos. Ora, todas as religiões se expressam através de objetos simbólicos, mesmo aquelas contrárias ao uso das imagens.

O culto cristão das imagens enquanto bíblico entra no universo simbólico religioso. Vem do mistério da pessoa humana. O livro do Gênesis é enfático ao afirmar que Deus fez homem e mulher à sua imagem e semelhança (Gn 1,26-27). Os dois não são iguais a Deus, mas têm algo de divino e de certa forma o retratam. São Paulo diz que Jesus é a "imagem do Deus invisível, é o primogênito de toda criatura" (Cl 1,15). Os cristãos refletem como num espelho a glória do Senhor e vão se transformando na sua imagem (2Cor 3,18).

Deus não pode ser objetivado, mas é a sua imagem que amamos nos outros. Ela nunca pode ser quebrada, deteriorada e jogada fora. Em nós e nos outros. Nenhuma sociedade, cultura ou legislação pode desprezar a pessoa humana, ofender a sua dignidade por meio de injustiças e corrupção moral.

No culto cristão a veneração a Maria e aos santos nos leva ao mistério pascal de Cristo. É a força redentora de sua graça que age nos santos. "A iconografia cristã transcreve pela imagem a mensagem evangélica que a Sagrada Escritura transmite pela Palavra. Imagem e Palavra iluminam-se mutuamente (CIC n.60). Mas, é culto idolátrico acreditar mais na imagem que imitar o santo ou santa. Da mesma forma atribuir bênção, poder espiritual ou valor religioso ao símbolo avariado desvirtua a veneração e não glorifica a Deus.

Imagens abençoadas são dignas de estima e conservação zelosa porque inspiram a fé e a confiança na Graça de Deus dada a nós por Jesus. Uma vez quebradas, estragadas, danificadas são indignas de honra e veneração. Não representam mais nem simbolizam nenhuma intermediação com o sagrado. Acabar de quebrá-las (ou destruir objetos sacros estragados) é a maneira respeitosa de se desfazer delas e deles. O próprio respeito ao uso espiritual, à sua linguagem simbólica, pede destruição total, se possível enterrando, queimando ou colocando no lixo em pedaços bem pequenos.

Portanto, imagens bentas, escapulários ou quaisquer outros objetos abençoados não precisam ser deixados em cemitérios, cruzeiros ou oratórios, quando quebrarem ou ficarem danificados. Venerar os santos não pode sequer parecer mais importante que a salvação em Cristo.

Pe. Antônio Clayton Sant'Anna, C.SS.R.
(in: Revista de Aparecida, junho/2010, p.10)

Fonte: http://www.basilicadocarmocampinas.org.br/como_usar.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário